Sobre nós

Queremos inspirar o consumo responsável e aproximar o homem e a natureza. 

  Até quando o nosso planeta conseguirá sustentar os seres que estão vivendo aqui? 

 • Será que um dia a comida vai acabar? Ou a água potável? 

  Por quê existem pessoas mal nutridas e há tanta comida que está sendo jogada no lixo? 

São estas perguntas e outras similares que a COMEMOS está tentando responder para que seja criado um futuro sustentável. Um futuro que coloca no centro a verdadeira natureza humana e reduz o abismo entre nossas atitudes e as nossas reais necessidades.

Idealizado em Israel, a COMEMOS é uma colaboração entre pesquisadores de áreas diversificadas e entidades do setor alimentício que buscam garantir a eficiência e a resiliência da cadeia alimentar. 

Estamos analisando os laços, entre o ambiente alimentar urbano, o comportamento humano e os elementos da cadeia alimentar, mediante atividades criativas, inovadoras e estimulantes. 

Com 80% da população mundial vivendo em centros urbanos, precisamos repensar a maneira que comemos e que utilizamos os recursos do nosso planeta, para trazer mais harmonia, igualdade  e bem à sociedade.

Áreas de atuação

Consumo de alimentos – o que queremos melhorar? 

Sustentabilidade alimentar

Milhões de toneladas de alimentos que estão sendo produzidos, colhidos, embalados e transportados acabam sendo desperdiçados.

Entre 30%-40% de toda a comida produzida está indo diretamente para o lixo. 

Alimentação de origem vegetal

A quantidade de recursos naturais que a indústria agropecuária utiliza é enorme: para cada 1kg de proteína animal, são gastos 8kgs de proteína vegetal.

Consumo excessivo

Propagandas e promoções nos fazem consumir muito mais do que é necessário para uma vida saudável e sustentável.

 

Produção de alimentos – Como se tornar sustentável

Poluição do ar

O setor agrícola é responsável por 20% da emissão dos gases do efeito estufa no planeta. 

Poluição da água e do solo

As embalagens plásticas usadas pela indústria de alimentos nas últimas décadas poluem os rios, o solo e danificam a biodiversidade. 

Degradação do solo

O desmatamento e o uso ostensivo do solo tornam a terra improdutiva, restringindo o que poderá ser plantado e reduzindo a absorção do carbono.

 

Atividades

Bottle-less city

Projeto em conjunto com os estudantes e professores da USP, ESPM e OHIO STATE UNIVERSITY, com o objetivo de eliminar o uso de plástico nos restaurantes. Saiba mais

Cidade do futuro

Parceria com HIDS-Unicamp (Hub Internacional de Desenvolvimento e Sustentabilidade) criada para repensamos a cadeia alimentar da cidade do futuro.

Consumo planejado

Projeto proativo de fornecimento de comida para ser consumida nos domicílios, com foco no planejamento como o fator principal para melhorar a eficiencia da cadeia alimentar. Saiba mais

 

Parceiros

Nossos parceiros são universidades, restaurantes, fabricantes de alimentos, chefs de cozinha, nutricionistas, e todos que querem ajudar na construção de um futuro melhor.